terça-feira, 6 de agosto de 2013

Bolo de Casamento ♥♥♥

 
O bolo de casamento sempre desperta a curiosidade dos convidados que gostam de observar a beleza do mesmo e os detalhes dos noivinhos. E claro, todos nós aguardamos o momento de saborear aquele bolo que foi apreciado durante tantas horas e alvo de muitos cliques, rs!!!
 
Tradicionalmente, o brinde com champagne que é feito no momento do corte do bolo é um dos momentos mais especiais em um casamento, pois os noivos estão selando e compartilhando com seus familiares e amigos a alegria do matrimônio.
 
Brinde dos Noivos

Você sabe por que o bolo é oferecido aos convidados?
 
História:
 
A tradição de oferecer bolos em casamento vem de longa data, cuja origem é pelo fato do trigo (ingrediente principal) ser considerado um símbolo de prosperidade e fertilidade ao casal.
 
Na Grécia Antiga os convidados eram servidos com biscoitos feitos com gergelim e mel para salientar que durante o casamento existiriam momentos salgados e doces.
 
Em Roma, o costume era um pouco estranho para os dias de hoje, pois era partido sob a cabeça da noiva um pedaço de pão para abençoar a união e trazer fertilidade. Já os convidados guardavam pedaços de migalhas como amuletos da sorte.
 
Já na Idade Média, os bolos foram vistos em andares pela primeira vez. Nessa época, a tradição era que os convidados levassem pequenos bolos, onde era feita uma torre de bolos e os noivos precisavam ser beijar por cima dela, mas sem derrubá-los para que o matrimônio fosse agraciado de sorte. Deveria ser bem engraçado!
 
E no século XVII os bolos já eram mais parecidos com os de hoje, através da culinária francesa que aprimorava os seus recheios e ornamentação.
 
Então, atualmente temos a tradição dos noivos cortarem juntos, a primeira fatia do bolo, onde a noiva deve ser a primeira a provar, seguida pelo noivo e somente depois seus convidados são servidos, e assim, acredita-se trazer boa sorte aos recém-casados.
 
Fonte: Google
A tarefa de escolher o bolo não é tão simples para os noivos, são várias dúvidas e opções para apenas este item do casamento, que é preciso uma avaliação cautelosa, vamos ver algumas dicas?
É muito importante que os noivos só fechem com o fornecedor após provarem... Então, não deixem de marcar sua degustação!
 
Quantidade: como calcular a quantidade de bolo para servir bem seus convidados? Para responder essa questão, consultamos o Casal Garcia Bolos, renomada empresa com mais de 20 anos de experiência no mercado exigente do Rio de Janeiro e Niterói. Assim você não vai errar e deixar os seus convidados com um gostinho de quero mais!!!
  • Casamento com bolo e champagne: recomenda-se 20% a mais de fatias do nº de convidados (exemplo: 240 fatias para 200 convidados confirmados).
  • Casamento com coquetel/almoço/jantar e sem mesa de doces: recomenda-se fatias para 80% dos convidados (exemplo: 160 fatias para 200 convidados confirmados).
  • Casamento com coquetel/almoço/jantar e com mesa de doces: recomenda-se fatias para 60% dos convidados (exemplo: 120 fatias para 200 convidados confirmados).

Recheio: existe a possibilidade de escolher de 1 à 3 sabores diferentes para o recheio, dependendo do fornecedor escolhido. E agora, qual sabor escolher? O que os noivos gostam ou sabores populares? Não esqueçam que o bolo será servido para todos os seus convidados, então se os noivos gostam de sabores exóticos é interessante escolher mais de um recheio, no qual um deles deve ser tradicional, como chocolate ou doce de leite... Afinal vocês querem agradar a todos, não é?!?
imagem casamentoclick
 
Estilo: atualmente existem inúmeras opções desde os mais clássicos até alguns bem ousados, escolha o seu e seja feliz!!!
 
Clássico: Bolo Branco (Casal Garcia)
 
Combinação Perfeita do Preto e Branco (Casal Garcia)
 
 
Toque das Cores (Casal Garcia)
 
Romantismo do Rosa (imagem Google)
 
Toque das Velas (Vera Andrade)
 
Bolo Marrom (Casal Garcia)
 
Bolo Quadrado e Bolo c/ Toque das Flores (Casal Garcia)
 
Ousadia e Beleza (Casal Garcia)
 
Tendências 2013/2014 (Casal Garcia)
 
Naked Cake / Bolo Nu: nova tendência para casamentos
na praia e casamento rústicos (imagem Google)
 
Curiosidade:
Em alguns lugares existe a tradição de congelar um pedaço do bolo para que seja consumido pelos noivos nas Bodas de Papel (comemoração de um ano de casados) para garantir a felicidade nos demais anos da união.

Provavelmente, este costume teve início da Inglaterra, mas não se sabe a razão exata do surgimento dessa crença. Será que não foi porque os noivos geralmente não conseguem provar de seu bolo, pois nunca tem uma folguinha ?!?

Saiu na mídia inglesa que o bolo do casamento real do príncipe Willian e Kate Middleton teria sido conservado, conforme esse costume. Como no matrimônio dos pais do príncipe Willian, o príncipe Charles e a princesa Diana em 1981.

Dica: para os noivos que gostaram dessa idéia é importante confirmar que o seu bolo poderá ficar congelado sem estragar, pois dependerá do tipo de recheio.

Topo do Bolo: este item é outro que causa uma dúvida danada, devido à enorme variedade e criatividade dos nossos profissionais, mas vamos deixar este assunto para outro post, né!!!


E aí, ficou com água na boca? Eu fiquei, rs!!!
Beijos adocicados!!!

2 comentários: